quinta-feira, 9 de junho de 2011

Concerto musical Gratia Plena anima Festa de Pentecostes

materiaconcerto6Na noite desta quarta-feira (8) a Igreja Matriz se tornou palco para a apresentação do concerto musical Gratia Plena, do grupo Littera de Vitória da Conquista. O trio composto pelo maestro João Omar, o violonista Jerônimo Joab e o cantor Elton Becker trouxe aos paroquianos a música sacra e um pouco da MPB através dos arranjos da música clássica. Outro momento marcante nesta sexta noite da novena de Pentecostes foi à reza do Santo Ofício da Imaculada Conceição.
A oração da Imaculada conceição foi cantada por toda a assembleia, após uma breve encenação de uma avó que leva sua netinha para conhecer o Santo Ofício, que foi escrito originalmente em latim pelo monge franciscano Bernadino de Butis no século XV e aprovado pelo papa Inocêncio XI já século XVII.
materiasantooficio1Após a reza do Santo Ofício, as vozes dos paroquianos se silenciaram por um instante para ouvir a apresentação do grupo Littera.  A viola de dez cordas e o violoncelo aos poucos foram se somando, não só a voz do barítono, mas também da assembleia que quebrou o silêncio para fazer um coro de mais de 300 vozes quando a Bandeira do Divino foi tocada.
O maestro João Omar, que pela primeira vez participa da Festa do Divino Espírito Santo, falou sobre a ponte que há entre a música e o povo para trazer união. “Quando já não há mais uma barreira entre os músicos, os artistas e o povo que está ali cantando, eles se unem numa espécie de ponte. E eu acho que é isso que a arte faz, que a fé faz com a população, ela une a todos. Então, nós sentimos muito unidos aqui nesta Festa do Divino. Foi um convite maravilhoso e eu sempre quis vir, conhecer a Festa.Então para nós foi um prazer, foi uma experiência muito emocionante ter a Bandeira do Divino cantada junto com eles”.
estevamemusicosO grupo Littera já havia se apresentado na Festa de Pentecostes do ano passado, mas apenas com o dueto Elton Becker e Jerônimo Joab. Para Becker, ter a comunidade cantando junto “é o reconhecimento imediato daquilo que você está fazendo, aí a emoção é maior. E aqui em Poções é especial porque algumas vezes eu me emociono muito aqui. A igreja está sempre lotada e as pessoas participam muito e ativamente dos concertos que a gente faz aqui. Por isso que é sempre uma emoção renovada à gente tocar aqui”.
O violonista Jerônimo Joab também sentiu novamente a receptividade da paróquia. “É a segunda vez que recebo essa manifestação tão calorosa, uma energia tão boa que o pessoal de Poções passa. Então só dá vontade de voltar mais vezes.
A noite foi encerrada com a adoração ao Santíssimo Sacramento e com a bênção do frei Tião, que juntamente com os padres Estevam Santos, Frenilson Brito e Geneildo e do diácono João Cambuí participaram desta celebração.
Clique aqui e veja mais fotos da sexta noite da Festa de Pentecostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário