sábado, 21 de maio de 2011

ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES

FESTA DE PENTECOSTES 2011

ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES

1- Marque uma reunião de preparação para organizar a liturgia da noite do seu setor, antes arrume o local da reunião com uma mesa, vela acesa, bíblia e um bom momento de oração;

2- Como em uma celebração, leia pausadamente os textos bíblicos várias vezes, e abra para uma partilha do texto a luz do tema da noite.

3- Após a partilha, leia o tema e mande que as pessoas participantes da reunião , apresente uma chuva de idéias. Anote tudo, depois selecione os viáveis.

4- Agora, comece montar a celebração. Escolha os leitores bem preparados e que tenham espírito de oração.

5- As celebração devem ser: orante, acolhedora e harmoniosa.

6- Divida bem o tempo para cada coisa na celebração, faça um resumo de tudo e mostre a equipe de liturgia central.

Fazendo memória: Após a procissão de entrada e antes do ato penitencial (substituindo o momento de apresentação da realidade do setor) realizaremos a apresentação catequética dos títulos de Nossa Senhora das capelas e devoções do seu setor; pode-se contar de forma criativa, exemplo: paródia, repente, etc. A história da devoção de Nossa Senhora que deu o título a capela ou como surgiu esta devoção na comunidade.

Observação: O setor ira escolher entre seus grupos e pastorais, 2 leitores, que terão que ler no mínimo cinco vezes a leitura para uma boa interpretação de texto, e fazer um pequeno retiro de preparação individualmente; lembrando que os leitores terão que chegar às 19:00 h e terá no máximo 15 minutos de tolerância, caso contrário será substituído por membro da equipe de liturgia central. Os leitores irão se organizar no vestiário Nº 01 no ginásio e no vestíbulo quando for na Igreja-matriz. 30 minutos antes do inicio da celebração os leitores e salmistas deverão entrar em clima de recolhimento e oração dirigido pelos diáconos, e depois estar no vestiário do padre.

ROTEIRO DA PROCISSÃO DE ENTRADA NAS CELEBRAÇÕES:

O setor terá que escolher dois membros de cada grupo ou pastoral para participar da procissão. Confira a ordem na procissão:

- Canto a Bandeira do Divino

- Círio

- Cruz e Tochas

- Estandarte do Divino

- Membros da comissão de festa

- Responsáveis da Noite

- Coroinhas,

- leitores,

- Diáconos,

- Padres.

Qualquer dúvida procure os membros da equipe de liturgia: Marcelo Silva Cel.: 8143-9500 - Juscélio Sousa Cel.: 8104-2933 - Marcos Nunes Cel.: 9967-1242.

ORIENTAÇÕES PARA OS PARTICIPANTES DA LITURGIA

· Ministério de Música: Os ensaios das músicas serão realizados das 19:00 ás 19:30 h, sendo que as 19:30 h todos deverão recolher-se para a capela do Santíssimo em oração com os irmãos da Sagrada Face.

· Leitores da Palavra: Não faremos entrada solene da Bíblia este ano, porém priorizaremos uma boa liturgia da Palavra, com leitores ungidos, salmos de acordo o hinário litúrgico da CNBB. Todos os leitores deverão se recolher em oração na capela do Santíssimo ás 19:30 h com os irmãos da Sagrada Face.

· Leitores das preces: Deverá ser elaborado no máximo 4 preces, os leitores deveram estar na procissão junto aos leitores da Palavra durante toda a celebração.

[

· Participantes do ofertório: O setor terá que escolher também duas pessoas para participar no ofertório, sendo que as cestinhas na assembleia ficarão a cargo da Pastoral do Acolhimento.

OBSERVAÇÕES

- Horários: A organização e o cumprimento dos horários fica por conta da : Equipe de Liturgia central e dos Ministros da Coordenação.

O setor terá um horário de chegada, que devera ser cumprido para que tudo possa ocorrer conforme o organizado, a chegada será às 19:00 h, a concentração do setor será no vestiário Nº 02 às 19:40 h, com orientação da equipe de liturgia central; deverá já estar pronto para o canto de entrada na seguinte programação:

15:00 h- Arrumação (1º dia pela manhã)

18:00 h-Verificação das necessidades

18:30 h - Distribuição dos cantos e acolhimento (setor e pastoral acolhimento)

19:00 h- Ensaio dos cantos e organização da procissão de entrada.

19:30 h- Momento Orante com a RCC e Sagrada Face

19:45 h- Comentário Inicial

- Arrumação: Antes e depois das celebrações os responsáveis da noite devem cuidar de todos os detalhes. Sempre ás 15 h uma equipe dos responsáveis devem se colocar a disposição e após ajudar na organização final, inclusive empilhar as cadeiras para facilitar a limpeza do próximo dia. Não se esqueça de que a limpeza da Igreja ou ginásio, e toda arrumação fica na responsabilidade das pastorais e setores da noite. É bom combinar tudo antes.

- Objetos Litúrgicos: Ficarão sobre a responsabilidade de Marly e Liturgia central.

- Apresentação Cultural: Devido a programação, não será possível todas as noites apresentações culturais. Nesse caso o setor desejando apresentar precisará consultar com antecedência ao Pároco.

ORIENTAÇÕES

Dia: 06 de Junho( Segunda) Devoção do Terço


– Acolhimento

1- Canto de Entrada/procissão

2- Acolhimento aos Padres e Oremos...

3- Fazendo memória: Títulos de Nossa Senhora e a devoção no setor(pode-se contar de forma criativa ex. paródia, repentismo etc a história da devoção de nossa senhora que deu o título a capela ou como surgiu esta devoção na comunidade) Também sobre a devoção do Rosário e Terço.

4- Coreografia Mariana

5- Inicio do terço (obs.: ver o cd na rádio)

1º Mistério: crianças


Oremos

Canto

Leitura

2º Mistério: jovens

Oremos

Canto

Leitura

3º Mistério: Famílias

Oremos

Canto

Leitura

4º Mistério: CAPS e Casa do Idoso

Oremos

Canto

Leitura

5º Mistério: Policia Militar e Civil

Oremos

Canto

Leitura

6- Canto aclamação

Evangelho

7- Pregação ( Breve Pregação)

8- Comentário ao ofertório

9- Ofertório

10- Exposição e bênção do Santíssimo

11- Avisos/ Encerramento


Dia 07 de Junho 2011 (Terça) Ladainha e MISSA

19:30 h - Comentário e Procissão de Entrada

Invocação a Trindade

Ato Penitencial (Canto da Ladainha)

Liturgia da Palavra:

1ª leitura

Salmo

Aclamação ao Evangelho

Evangelho

Pregação

Preces

Ofertório

Liturgia Eucarística:

Avisos...

Dia: 08 de Junho 2011 (Quarta) Dia do Oficio de Nossa Senhora, na Matriz:

CONCERTO GRATIA PLENA

19:30 h- Abertura com comentário e procissão de entrada

· Procissão de Entrada

· Fazendo memória: Títulos de Nossa Senhora e a devoção no setor e comentário sobre o oficio de Nossa Senhora. (pode-se contar de forma criativa ex. paródia, repentista, etc. A história da devoção de nossa senhora que deu o título a capela ou como surgiu esta devoção na comunidade)

Comentário e canto do Evangelho

Leitura DO EVANGELHO:

Convite a recitação do Oficio de Nossa Senhora.

19:45 h- Recitação do oficio

20:30 h- Na salve rainha se inicia o CONCERTO GRATIA PLENA.

21:45 h- Entrada do Santíssimo e Bênção

Avisos

Canto das Ofertas

Benção Final.

ORIENTAÇÕES PARA DIA FESTIVO NO ESTÁDIO

· Equipe de Acolhimento: O Acolhimento deve começar ás 13:30 com a distribuição de bandeiras, cantos e alegria. A Equipe de acolhimento deve zelar no bem estar de todo o povo sobretudo os da arquibancadas. Deve traçar uma linha imaginária sobre todo o espaço dividindo duplas para acompanhar aquele espaço e aquele povo. Devem portar inclusive os “saquinhos” para o ofertório e ajudar aos MECE indicando os comungantes. No Final devem posicionar o TRIO no mesmo lugar dos anos anteriores (um pouco a frente da entrada principal) e fazer um cordão de isolamento na frente do trio (Povão atrás) e o povo do gramado com as bandeiras e o andor saem pelo gramado para tomar a posição inicial .

· Equipe de Liturgia Central: Todos os detalhes litúrgicos, o comando do som, espaço litúrgico, o cumprimento dos horários,

· CRISMANDOS E JOVENS: Após a missa ajudar a desmontar a arrumação do estádio e enviar rapidamente as coisas para a matriz:

Horários e Programação dia festivo de Pentecostes 2011.

13h30- Acolhimento do Povo de forma festiva.

14:30- Louvor e organização da Procissão.

15:00- Comentário Inicial

PROCISSÃO LITÚRGICA:

· Círio

· Cruz

· Estandarte

· Coroinhas

· Diáconos

· Padres,

· Bispo

· Acolhimento e boas vindas ao Arcebispo

· INICIO DA MARCHA DA IGREJA:

Tema: Maria no Coração da Igreja

MARCHA

MARCHA DA IGREJA: Cada setor devidamente preparado apresentará seu tema investindo em uma verdadeira catequese sobre os dogmas de Maria. Como a cada dois setores é o mesmo dogma então entrará de dois em dois setores com a história e a devoção. Banners, balões de gás, sinais visíveis devem acompanhar. Uma única gravação e melodia

SETOR 1 e 2: Dogma: MARIA MÃE DE DEUS.

SETOR 3 e 4: Dogma: Virgindade Perpétua.

SETOR 8 e 6: Dogma: Imaculada Conceição

SETOR 5 e 10: Dogma: Assunção de Maria

SETOR 9, 11 e 12: OS DIVERSOS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA (setor 9)

Terço e rosário(setor 11) e Ladainha (setor 12) + entrando juntos.

SETOR 7: Levando o andor de Nossa Senhora Aparecida e o Andor do Divino com o TEMA: Maria no coração da Igreja.

15:40 h - Inicio Com a Trindade Santa:

· Ato Penitencial

· Glória

· 1ª Leitura

· Salmo

· 2ª Leitura

· Seqüência:

· Aclamação

· Evangelho:

· Homilia:

· Credo:

· Ofertório

· Liturgia Eucarística

· Comunhão

· Entrega da Lembrança ao Bispo

· Avisos sobre a Procissão

· Inicio da Procissão

· Procissão

· Porta da Igreja: Palavra dos Padres e do Pároco - anuncio do setor responsável pela festa 2012.

· Comissão: passagem do estandarte

· Palavras do Bispo, apagando o círio pascal e bênção final.

Abraço Fraterno,

Pe. Estevam Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário